Na tarde desta terça-feira (25/3), o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas) apresentou no Coleprecor o projeto “Simetria 15 – Justiça em Equilíbrio”. Regulamentada pelo Provimento 2/2025, iniciativa busca garantir a equivalência de carga de trabalho entre magistrados de primeiro grau.
Veja aqui as fotos da reunião.
O projeto foi exposto pela presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, pelo corregedor, desembargador Renan Ravel Rodrigues Fernandes, e pela juíza auxiliar da Corregedoria, Lúcia Zimmermann.
Iniciado no último dia 12 de março, o “Simetria 15” está em fase piloto na Secretaria Conjunta de São José do Rio Preto. Essa secretaria conjunta é formada por 10 Varas do Trabalho, de seis cidades. Ao todo, 19 magistrados e magistradas atuam nela. Cada um deles recebeu, em média, 1.065 processos nos 12 meses anteriores à implantação da equivalência.
O projeto funciona basicamente assim: nos próximos 12 meses, os juízes que receberam acima da média “cederão” processos aos que receberam menos, de forma a reequilibrar a carga. No caso de São José do Rio Preto, dos 19 magistrados, nove receberão e dez cederão processos.
O corregedor Renan destacou uma premissa importante do Simetria 15: não há redistribuição de processos entre unidades judiciárias. Os magistrados que recebem os processos é que se “deslocam” para as Varas do Trabalho onde tramitam as ações.
Segundo o desembargador Renan, a equivalência poderá ser feita por regiões, como o caso de São José do Rio Preto, ou circunscrições. Além do equilíbrio na carga de trabalho, o projeto visa proporcionar maior eficiência e qualidade na prestação jurisdicional.
Encerramento do primeiro dia
No final da programação desta terça-feira, o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabaçho (Anastra), Yonaldo Carlos Estevão da Costa, e o diretor financeiro da entidade, Alexandre Moreira Gouveia Santos, apresentaram aos desembargadores a 22ª Olimpíada Nacional do Judiciário Federal.
O evento acontecerá entre 20 e 26 de setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, reunindo magistrados e servidores em diversas modalidades esportivas.