Blog categories

Comments

Efetividade, transparência e espírito de união marcam o 1º Coleprecor de 2024

Representantes dos Tribunais Regionais do Trabalho de todo país participaram, na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília (DF), da 1ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (as) e Corregedores (as) dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), discutindo vários temas relacionados à efetividade da gestão e à transparência na Justiça do Trabalho.

O encontro foi coordenado pelo desembargador Eridson João Fernandes Medeiros, presidente e corregedor do TRT-RN e presidente do Coleprecor. Na sessão de abertura, realizada na tarde da terça-feira (20), estiveram presentes o ministro Lelio Bentes Corrêa, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), além dos Ministros do TST Cláudio Brandão e Delaíde Arantes.

O desembargador Eridson Medeiros destacou a importância do intercâmbio de experiências entre os tribunais de todas as regiões do país.

“Nesses dias de reunião, trocamos experiências e informações que vão contribuir com o fortalecimento da Justiça do Trabalho, com o debate de temas que impactam o nosso dia a dia como a questão orçamentária anual dos tribunais, as remoções dos juízes, a conclusão dos concursos de juízes e servidores, e a valorização da Justiça do Trabalho no país”, avaliou o desembargador Eridson Medeiros.

Para o ministro Lelio Bentes, “as reuniões do Coleprecor nos trazem informações úteis, nos permite receber feedbacks e fortalecer a implementação de nossas políticas institucionais”, acredita.

O presidente do TST/CSJT disse ainda que “a Justiça do Trabalho precisa focar na modernização e eficiência da gestão administrativa e orçamentária, investindo cada vez mais no uso de ferramentas que garantam mais efetividade e transparência na gestão dos tribunais”.

Debates

A primeira reunião do Coleprecor discutiu também os avanços conquistados na concepção e implementação de ferramentas de gestão, como o módulo de pagamentos passivos, que tornou muito mais transparente e auditável a administração dos recursos orçamentários.

Além disso, foram enfatizadas as políticas e ações que visam avanços contínuos na prestação jurisdicional, como o Projeto Efetiva, apresentado pelo ministro Cláudio Brandão, presidente da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista, o qual foca na resolução das execuções trabalhistas mais antigas.

Na programação do encontro, o presidente do TRT-RN e do Coleprecor, desembargador Eridson Medeiros recebeu do presidente do TST, ministro Lélio Bentes, uma monção honrosa por ter “demonstrando o espírito de união e colaboração mútua que já marca esta gestão”. Na sequência, os presidentes e corregedores participaram do curso de formação continuada sobre Administração Judiciária, promovido pela Enamat.

O último dia do encontro (22) foi marcado por deliberações internas do Colégio sobre temas diversos e pela exposição do desembargador Paulo Alcântara acerca de questões relacionadas à segurança institucional.

Paralelamente às reuniões COLEPRECOR, os secretários-gerais da Presidência, diretores gerais, secretários-gerais judiciários e secretários das Corregedorias Regionais dos vinte e quatro Tribunais do Trabalho do país também estiveram reunidos, debatendo pautas de interesse comum a todos os TRTs.

O próximo encontro do Coleprecor acontecerá nos dias 18 e 19 de março, em Brasília.