Blog categories

Comments

Ferramentas eletrônicas utilizadas na Justiça do Trabalho passam por aperfeiçoamento

Mais de 70 melhorias devem ser implementadas no Processo Judicial Eletrônico (PJe) nos próximos meses. Anunciado pelo ministro Brito Pereira, presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o aperfeiçoamento dará ao sistema um novo painel de controle de atividades e de prazos, assim como um novo editor de votos, mais simplificado e adaptado às necessidades dos desembargadores. O ministro destacou ainda o aprimoramento da secretaria virtual, que terá visualização facilitada para elaboração de pautas, bem como o plenário virtual.

Outra ferramenta eletrônica que está em fase de aperfeiçoamento é o e-Recurso (e-Rec), que busca auxiliar a atividade de elaboração de despachos de recursos de revista e agravos de instrumento nos TRTs. Originário do TRT-9 (Paraná), o sistema ganhará novas funcionalidades e deverá facilitar a remessa de processos ao TST em meio digital.

Outras ações

Em seu pronunciamento aos membros do Coleprecor, realizado nesta sexta-feira (28), o ministro mencionou ainda o sucesso da Semana Nacional de Execução Trabalhista, realizada entre 17 e 21 de setembro. A iniciativa contabilizou mais de 8 mil acordos e quase 1 bilhão de reais arrecadados. “Superamos a arrecadação do ano passado. Isso reafirma a nossa vocação para a conciliação a qualquer tempo, inclusive na fase de execução”.

Outro assunto debatido junto aos dirigentes dos TRTs foi a remoção de juízes em âmbito nacional, haja vista a proximidade da última etapa do Concurso Público Nacional Unificado para Ingresso na Carreira da Magistratura do Trabalho.