Blog categories

Comments

Juíza do trabalho Flávia Pessoa fala sobre atuação como Conselheira do CNJ

A juíza do Trabalho da 20ª Região, Flávia Moreira Guimarães Pessoa, participou na manhã desta quinta-feira, 17/9, da 8ª reunião telepresencial do Coleprecor, Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho. Na oportunidade, ela apresentou o panorama de sua atuação como Conselheira do CNJ, Conselho Nacional de Justiça.

A juíza faz parte de 3 (três) comissões permanentes do Conselho, são elas: a Comissão Permanente de Eficiência Operacional, Infraestrutura e Gestão de Pessoas; a Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030; e a Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários, a qual preside. A Conselheira Flávia expôs a atuação nas comissões, bem como projetos de regulamentação em andamento sob sua relatoria.

Entre as regulamentações em andamento, está o projeto para uma política nacional de enfrentamento ao assédio moral. Nesse sentido, a conselheira fez questão de registrar o pioneirismo da Justiça do Trabalho, que no âmbito de seu Tribunal e Conselho superiores conta com uma política de prevenção e combate ao assédio moral instituída, bem como no âmbito de vários Regionais trabalhistas.

A conselheira comentou, ainda, sobre atuação à frente do Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, o qual preside. Ela demonstrou preocupação com o aumento dos planos privados de saúde, que quase nunca são custeados pelo valor do auxílio saúde, citando alguns Tribunais que mantêm planos de autogestão.

Flávia Pessoa enfatizou, ainda, a importância de se manter uma boa interlocução entre os magistrados e as entidades associativas da magistratura, as gestões dos Tribunais, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e, finalmente, o CNJ, colocando-se à total disposição para a facilitação dessa interlocução. O presidente do Coleprecor, desembargador Paulo Pimenta, relatou ter visitado quase todos os conselheiros da entidade antes do início da pandemia, reforçando a necessidade de se manter o diálogo aberto com a entidade.

Participaram da 8ª reunião telepresencial do Coleprecor 28 desembargadores, entre presidentes e corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho.

Comunicação Social/Coleprecor