Blog categories

Comments

Ministros do TST lançam WIKI Nacional durante reunião ordinária do Coleprecor nesta quarta (08)

Uma plataforma que tem como objetivo democratizar o conhecimento entre os 24 tribunais trabalhistas do país. Essa é a WIKI Nacional – Projeto de Fluxo Nacional de Procedimentos Otimizados de Primeira Instância, que foi apresentada, nesta quarta-feira (08), durante a 5ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho do Brasil (Coleprecor), em Brasília. O lançamento foi realizado pelos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) João Batista Brito Pereira e Lelio Bentes Corrêa.

A ferramenta é um manual único eletrônico que conterá os principais procedimentos para o desempenho de atividades judiciais nas varas do trabalho em todos os tribunais do trabalho do país. Tem como base as boas práticas dos TRTs, podendo ser constantemente atualizada e aperfeiçoada. Com isso, servidores e magistrados poderão ter acesso a métodos de trabalho bem sucedidos, visando obter agilidade e eficiência na solução de processos.

Para o corregedor regional do TRT-15 e secretário geral do Coleprecor, o desembargador Samuel Hugo Lima, a WIKI Nacional vai ser o ponto de partida para uma nova fase na Justiça do Trabalho. “Ele vai, por exemplo, acabar com o problema de servidores tidos como insubstituíveis, pois vai permitir que o trabalho seja feito por todos os servidores da vara e, ainda, à distancia. A ferramenta vai possibilitar que o servidor conheça o fluxo de trabalho em todas as suas fases, seja qual for posição que ele estiver ocupando na secretaria”, adiantou o magistrado.

O ministro Lelio Bentes Corrêa, corregedor-geral do TST, completa: “a WIKI Nacional é um projeto promissor, pois vai proporcionar a colaboração entre os servidores do trabalho em proporções nacionais”.

Segundo informações do TST, as páginas do ambiente Wiki são criadas de forma colaborativa, em constante expansão e aprimoramento, que visam reunir conhecimentos e experiências sobre um tema. A ideia é estabelecer fluxos de procedimentos do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em suas três fases, visando unificar, simplificar e modernizar o trabalho das varas trabalhistas de todo país.

O projeto de criação da Wiki Nacional surgiu com base na apresentação de projetos implementados no TRT de Campinas e da página da Wiki-PJe desenvolvida pela Justiça do Trabalho mato-grossense.