Blog categories

Comments

Nova diretoria do Coleprecor é eleita para o biênio 2025-2026

_Gestão aposta em inovação e fortalecimento da atuação conjunta entre tribunais regionais._

Confira o álbum de fotos do evento.

A 8ª reunião anual do Colégio de Presidentes(as) e Corregedores(as) dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) foi encerrada nesta quarta-feira (22/10) com a Assembleia Geral Ordinária que elegeu a nova diretoria para o biênio 2025-2026.

Hermenegilda, Adenir, Laís, Álvaro e Amarildo.

Foram eleitos para os cargos:

Presidência: Desembargadora Herminegilda Leite Machado (TRT da 13ª Região – PB)

Vice-Presidência: Desembargador Álvaro Luiz Carvalho (TRT da 1ª Região – RJ)

Secretaria-Geral: Desembargador Jasiel Ivo (TRT da 19ª Região – AL)

A diretoria eleita reforçou o compromisso com a inovação, o trabalho cooperativo e o fortalecimento institucional da Justiça do Trabalho por meio do diálogo entre os tribunais regionais.

Desa. Herminegilda Leite Machado.

Compromisso com continuidade e cooperação

A desembargadora Herminegilda Leite Machado destacou a responsabilidade assumida diante da confiança depositada pelos pares.

“Agora eleita e isso aumenta a responsabilidade”, afirmou, em tom descontraído, ao agradecer pela escolha.

Durante sua fala, a magistrada defendeu uma gestão marcada pela colaboração.

Des. Álvaro Luiz Carvalho.

“O próprio nome do Coleprecor já começa com o prefixo co, de cooperar, de colaborar”, disse, ao enfatizar que pretende conduzir os trabalhos com o apoio coletivo.

“Vamos fazer isso tudo com a colaboração de vocês”, declarou, reafirmando o espírito de integração entre os tribunais.

Herminegilda fez ainda referência ao poeta Antonio Machado, citando o famoso verso: “O caminho se faz ao andar”, para defender a importância de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela atual gestão, deixando também novas marcas para os que virão.

Desa. Adenir Carruesco.

“Realmente, a gestão que vai ser concluída foi brilhantíssima”, pontuou, lembrando que começou a participar do Coleprecor em março do ano anterior e desde então se encantou com a união e o espírito institucional do grupo.

Transição com diálogo

O vice-presidente eleito, desembargador Álvaro Luiz Carvalho, reforçou que o período de transição será fundamental para a nova diretoria. “Nós já vínhamos conversando desde a última reunião”, afirmou, revelando que um grupo foi criado entre os novos dirigentes para começar a alinhar ideias e tirar dúvidas com a atual gestão.

Desa. Laís Helena Jaeger Nicotti.

“O que a presidente Herminegilda mencionou é muito importante. Vamos precisar contar muito com o pessoal que está hoje comandando o colegiado”, disse.

O magistrado agradeceu a confiança dos colegas e frisou que a nova diretoria trabalhará em prol do coletivo: “A certeza é do trabalho em conjunto”.

O futuro secretário-geral do Coleprecor, desembargador Jasiel Ivo, teve um compromisso e não pode permanecer na reunião nesta quarta-feira (22/10).

Embora não tenha discursado na assembleia, sua trajetória acadêmica e institucional foi destacada durante o encontro, marcando presença como um nome de forte respaldo da magistratura trabalhista.

Emoção e gratidão

Des. Amarildo Carlos de Lima.

A presidente atual do Coleprecor e do TRT da 23ª Região (MT), desembargadora Adenir Carruesco, fez um pronunciamento marcado pela emoção e pela gratidão ao fim da reunião. Ela enfatizou que o evento em Cuiabá foi pensado com afeto e simbolismo: “A música é boa, mas não é só a música. É uma energia diferenciada, e o Coleprecor tem disso também”.

Segundo ela, o objetivo foi criar memórias duradouras, não apenas com debates institucionais, mas também com conexões humanas. “Quando a gente está mais conectado, isso nos ajuda a ter mais disposição, mais motivação, buscar com mais criatividade as soluções que a gente precisa”, destacou.

Adenir fez questão de reconhecer o trabalho da equipe de apoio, especialmente o empenho da servidora Heloísa, do Cerimonial do TRT-MT. “Cada lembrancinha foi pensada com carinho”, lembrou, contando episódios que ilustraram o comprometimento da equipe local. “O que a gente guarda mesmo são as memórias, principalmente as conexões”, concluiu.

A vice-presidente do Coleprecor e corregedora do TRT da 4ª Região (RS), desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, também compartilhou palavras de reconhecimento ao final do encontro. “Eu disse que íamos construir memórias inesquecíveis — e foi exatamente isso que fizemos”, declarou.

Ela elogiou a organização do evento em Cuiabá, citando os cuidados nos mínimos detalhes, como a recepção, a animação da equipe e a beleza natural da região. “Já estou levando esse conceito: temos o pôr do sol mais lindo do mundo”, afirmou, em tom emocionado.

Por fim, o secretário-geral do Coleprecor e presidente do TRT da 12ª Região (SC), desembargador Amarildo Carlos de Lima, agradeceu pela experiência e ressaltou o aprendizado proporcionado pela convivência. “Muitas vezes a gente viaja longe e ainda não conhece a nossa própria terra”, comentou, ao destacar a riqueza cultural do evento.

“Desejo sucesso à próxima gestão. E, no que precisarem, estaremos à disposição dos colegas”, finalizou.

Próxima reunião

A próxima reunião do Coleprecor já está marcada: será nos dias 26 e 27 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Diretoria eleita:

Presidência – Desembargadora Herminegilda Leite Machado

Nascida no Ceará, a desembargadora Herminegilda Leite Machado é bacharela em Direito pela Universidade Estadual do Ceará (1985) e mestranda em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2022). É especialista em Direito do Trabalho, Teoria Crítica em Direitos Humanos, Trabalho e Direitos Fundamentais no Século XXI, entre outras especialidades.

No âmbito do TRT da 13ª Região, já atuou na Escola Judicial como coordenadora acadêmica (2013-2014), vice-diretora (2013-2014), conselheira pedagógica (2019-2021) e diretora (2023-2024). Entre as atividades administrativas, exerceu os cargos de diretora do Fórum Irineu Joffily (1993, 1994-1996 e 2000-2001), em Campina Grande, e do Fórum Maximiano Figueiredo (2003-2005), em João Pessoa, além de ter sido coordenadora da Central de Mandados de Campina Grande (1997-2001). Na magistratura, é juíza do trabalho do TRT-13 desde 1991, tendo atuado nas seguintes unidades judiciárias: titular da Vara de Cajazeiras (1991-1993), titular da Vara de Monteiro (1993); titular da 1ª Vara do Trabalho de Campina Grande (1993-2001) e titular da 3ª Vara do Trabalho de João Pessoa (2001-2022).

Vice-Presidência – Desembargador Álvaro Luiz Carvalho

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC /RJ), em 1984, foi nomeado juiz classista do TRT-RJ em janeiro de 1991. Ingressou na magistratura do Trabalho como juiz substituto do TRT-RJ em abril de 1993. Promovido para juiz do Trabalho, titular da 3ª VT/RJ, em junho de 1994. Professor universitário ( Universidade Estácio de Sá) de julho de 1997 a julho de 2008 e auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de 1998 a 2004. Em setembro de 2011, foi convocado para atuar no segundo grau de jurisdição do TRTRJ. Promovido, por merecimento, a desembargador do Trabalho em agosto de 2015. É pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Escola Superior de Guerra.

Secretaria-Geral – Desembargador Jasiel Ivo

Natural de Maceió (AL), Jasiel Ivo integra a magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19) desde 1995. Formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialista em Planejamento e Execução de Políticas Culturais pela Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP/MG (1986), o magistrado é mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e doutor pela Universidade Católica de Pernambuco. Em 23 de dezembro de 2023, foi nomeado desembargador do TRT-19 e, em 21 de fevereiro de 2025, assumiu a presidência do órgão para o biênio 2025/2026.

Como professor associado da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA/UFAL), é autor dos livros “Reforma Trabalhista de 2017, análise dos aspectos processuais e da conflituosidade em geral, na perspectiva do devido processo legal e do acesso à justiça” e “Relações de Trabalho com o Estado e Princípios Constitucionais”. Ele também possui diversos artigos na área trabalhista publicados em renomadas revistas científicas, tanto no Brasil quanto no exterior.

Além de sua produção bibliográfica, o desembargador Jasiel Ivo é um palestrante ativo, tendo proferido inúmeras conferências e palestras sobre temas como a precarização do trabalho, assédio moral e as transformações no ambiente de trabalho. Sua atuação acadêmica se estende à participação como orientador e examinador em diversas bancas de trabalhos acadêmicos de graduação e concursos públicos.