Blog categories

Comments

Presidente do Coleprecor defende modernização institucional na abertura do 11º Curso de Formação Continuada em Administração Judiciária

A presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), desembargadora Herminegilda Leite Machado, participou nesta segunda-feira (3) da solenidade de abertura do 11º Curso de Formação Continuada (CFC) sobre Administração Judiciária, que aconteceu na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

Durante sua fala, a magistrada destacou a necessidade de a Justiça do Trabalho evoluir para além de seus modelos tradicionais, adaptando-se às novas realidades sociais, ressaltando que a Justiça do Trabalho não pode ser mais compreendida como uma instituição estática, limitada ao modelo clássico da relação de emprego.

Para a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), o cenário atual de transformações exige uma postura institucional mais ampla e sensível às mudanças. “A diversidade e a pluralidade que compõem a nossa sociedade exigem maior sensibilidade e aprimoramento contínuo da nossa estrutura organizacional para lidar com a complexidade dos conflitos contemporâneos”, completou Herminegilda Leite Machado.

Foco na eficiência e no diálogo

O evento, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), segue até o dia 4 de fevereiro na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O objetivo é conectar temas centrais da administração judiciária para qualificar desembargadores, juízes auxiliares e servidores.

A mesa de abertura contou também com a presença do presidente do TST e do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, que reforçou o compromisso com uma prestação jurisdicional eficiente e socialmente forte. O diretor da Enamat, ministro Augusto César, e o presidente do TRT-14 (RO/AC), Ilson Alves Pequeno, também participaram, ressaltando a importância da capacitação para fortalecer a capilaridade e a gestão transparente nos tribunais.

A programação do curso inclui painéis sobre governança, orçamento, comunicação social, tecnologia da informação e o novo papel das corregedorias, temas essenciais para o alinhamento estratégico defendido pelo Coleprecor.

#PraTodosVerem: Fotografia colorida em plano médio horizontal. Quatro autoridades estão sentadas atrás de uma longa mesa de madeira solene. Da esquerda para a direita, veem-se três homens de terno e gravata e uma mulher de blazer escuro. À frente deles, há microfones e o Brasão da República fixado na mesa. Ao fundo, uma parede de madeira exibe o logotipo dourado do TST com a inscrição “O Tribunal da Justiça Social”, ladeado pela bandeira do Brasil à esquerda e outra bandeira à direita.