Blog categories

Comments

Programas implantados pelos tribunais serão apresentados em workshop sobre  justiça social

Dando continuidade à 7ª Reunião Ordinária encerrada na quarta-feira, 21/9, os membros do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), promoveram a seleção de oito projetos que serão apresentados no Workshop “Justiça do Trabalho: lançando luzes sobre o futuro da justiça social”, agendado para quinta-feira, 28/9 na sede do TST, em Brasília. Os presidentes dos tribunais interessados em participar do evento defenderam suas iniciativas institucionais.

A Região Sudeste será representada pelo TRT-1 (RJ) com o projeto Circuito Dia D, Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS voltado para os profissionais com deficiência, desempregados, que buscam oportunidades de trabalho, oferecidas por 10 empresas diferentes, de vários segmentos. Da Região Sul, foram inscritos os programas Pescar, do TRT-4 (RS), e de Inclusão Digital Roberto Dala Barba, do TRT-9 (PR). O primeiro promove a formação socioprofissionalizante de adolescentes e jovens com idade entre 16 e 19 anos que estejam cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. O segundo consiste em curso para jovens que aprendem a usar programas de computador, escrever textos, trabalhar com planilhas e utilizar a internet como ferramenta de pesquisa. 

Os programas SAC Trabalhista do TRT-5 (BA), Novos Rumos do TRT-21 (RN) e Salipi 2022, do TRT-22 (PI), representarão a Região Nordeste no workshop promovido pelo TST e CSJT. O SAC Trabalhista reúne, em um mesmo espaço, seis parceiros institucionais para oferecimento dos serviços das suas respectivas cartas aos usuários da Justiça do Trabalho. Novos Rumos estimula o trabalho de apenados no TRT-21, com objetivo de promover o reingresso no mercado de trabalho e a ressocialização. O programa Salipi envolve a participação do TRT-22 no 20° Salão do Livro do Piauí com exposições sobre trabalho seguro e combate ao trabalho infantil, além de sarau cultural. 

O programa Judiciário Fraterno, do TRT-8 (PA/AP), que  visa à promoção do trabalho decente, a inclusão da pessoa com deficiência e a valorização da mulher na sociedade e no mercado de trabalho, representará a Região Norte. O TRT-18 (GO), com a iniciativa Café Seguro – Pela Saúde e Segurança do Trabalhador, será o representante da Região Centro-Oeste. O programa está focado no diálogo com gestores e funcionários de empresas de médio e grande porte, levando informações a respeito da importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Liberação de Recursos

A 7ª Reunião do Coleprecor contou ainda na quarta-feira, 21/9, com a participação do secretário de Orçamento e Finanças do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Ivan Bonifácio Gomes, que abordou o cronograma de liberação de recursos do Conselho para os tribunais.