Blog categories

Comments

Projeto do TRT-MT oferece bolsas em curso preparatório para magistratura a pessoas negras

O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (Mato Grosso) apresentou ações para promoção da equidade no Judiciário, nesta quarta-feira (26/11), na 9ª reunião anual do Colégio de Presidentes(as) e Corregedores(as) dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), em Foz do Iguaçu/PR.

Acesse o álbum de fotos do evento. 

A principal iniciativa apresentada foi o recente convênio do TRT-MT com a instituição Magistrar Educacional, que oferecerá 30 bolsas gratuitas em curso preparatório para a magistratura trabalhista. As vagas serão destinadas exclusivamente a pessoas pretas e pardas. A apresentação ficou a cargo da juíza-auxiliar da Presidência do Tribunal, Leda Borges de Lima.

O curso é oferecido na modalidade de ensino a distância (EAD), para facilitar a participação de alunos e alunas, e terá duração mínima de 200 horas e 6 meses. O edital será lançado em breve. O Tribunal não tem custos financeiros na parceria.

Projeto Jaer

A iniciativa faz parte do projeto Jaer (Justiça Ativa para Equidade Racial), promovido na gestão da presidente Adenir Carruesco no TRT-MT. “O objetivo é dar oportunidades para pessoas competentes que não têm acesso a esses bens e serviços”, declarou a magistrada.

Entre as ações do projeto, foi feito o lançamento do “Futuro em Jogo”, game educativo em parceria com o Sesi para combater o trabalho infantil e o rascimo; a reportagem “Vozes Negras, é Preciso Furar a Bolha”, que ouviu autoridades negras bem sucedidas em suas áreas de atuação; e a campanha “Racismo Não”, realizada durante uma partida de futebol entre o Cuiabá e o Flamengo, válida pelo Campeonato Brasileiro de 2024, no dia da Consciência Negra.