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Comissões temáticas do Coleprecor detalham ações para fortalecer a governança e modernizar a Justiça do Trabalho

As comissões temáticas do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) apresentaram seus planos de ação para 2025. As iniciativas abrangem áreas estratégicas como comunicação, estatuto, orçamento, tecnologia, segurança institucional e sustentabilidade. Elas foram apresentadas durante a terceira reunião ordinária de 2025 do Colégio de Presidentes(as) e Corregedores(as) dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), que ocorreu em Brasília, nos dias 23 e 24 de abril.

Comunicação: foco em transparência e presença digital

Coordenada pela desembargadora Adenir Carruesco, presidente do TRT-MT, a Comissão de Comunicação priorizou ações de reorganização do site do Coleprecor, com melhorias de layout, segurança e acesso à área restrita. Mais de 30 mil acessos automáticos foram bloqueados, e foi criado um menu exclusivo para documentos internos. Também foi destacada a cobertura em tempo real das reuniões e a produção de conteúdos para Instagram. Como próximos passos, está prevista uma campanha nacional que mostrará o impacto social da Justiça do Trabalho por meio de histórias reais.

Estatuto: revisão contínua e participação ampliada

Sob coordenação do desembargador Amarildo Carlos de Lima, presidente do TRT-SC, a Comissão de Estatuto apresentou um plano detalhado para revisar e consolidar as normas internas do Coleprecor. O trabalho envolve o recebimento de propostas, emissão de pareceres técnicos e organização de votações em assembleia, com foco na transparência e participação institucional.

Tecnologia: aprimoramento do PJe e acessibilidade

A Comissão de Informática e PJe, também coordenada pelo desembargador Amarildo Carlos de Lima (TRT-SC), propôs estratégias para escutar usuários dos sistemas digitais da Justiça do Trabalho, com objetivo de propor melhorias de infraestrutura, produtividade e acessibilidade. A atuação será colaborativa e envolverá escuta ativa, reuniões periódicas e registros públicos das propostas.

Segurança Institucional: fortalecimento da Polícia Judicial

Com coordenação da desembargadora Denise Alves Horta, presidente do TRT-MG, a Comissão de Segurança propôs ações para valorizar a Polícia Judicial, incluindo nomeações, rubrica orçamentária específica e cursos de capacitação em parceria com as Escolas Judiciais. Dois grupos de trabalho foram criados para propor padronizações e revisar critérios de formação e reciclagem dos agentes. Também estão previstos dois encontros nacionais da categoria.

Orçamento e legislação: articulação institucional

A Comissão de Orçamento e Assuntos Legislativos, coordenada pela desembargadora Herminegilda Leite Machado, presidente do TRT-PB, está focada em acompanhar demandas orçamentárias e promover o diálogo com o Congresso Nacional para garantir recursos adequados ao funcionamento da Justiça do Trabalho.

Sustentabilidade: boas práticas em pauta

Sob liderança do desembargador Manoel Barbosa da Silva, corregedor regional do TRT-MG, a Comissão de Sustentabilidade trabalha para consolidar e compartilhar boas práticas ambientais e sociais nos TRTs. A comissão também incentivará iniciativas de inclusão e responsabilidade institucional.

As comissões se reunirão periodicamente ao longo do ano para avaliar a execução das ações e propor novos encaminhamentos. O objetivo é promover uma gestão colaborativa, eficiente e voltada para o aperfeiçoamento da Justiça do Trabalho em todo o país.