Blog categories

Comments

Nova diretoria do Coleprecor toma posse para o biênio 2025-2026

Álvaro Carvalho (vice-presidente), Herminegilda Machado (presidente) e Jasiel Ivo (secretário-geral) assumem a nova gestão.

O Colégio de Presidentes(as) e Corregedores(as) dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) empossou, nesta quinta-feira (27/11), sua nova diretoria para o biênio 2025–2026, durante a 9ª reunião anual do colegiado.

Acesse o álbum de fotos do evento. 

A nova diretoria é composta pelos seguintes membros:

Presidência: Desembargadora Herminegilda Leite Machado (TRT da 13ª Região – PB)

Vice-Presidência: Desembargador Álvaro Luiz Carvalho (TRT da 1ª Região – RJ)

Secretaria-Geral: Desembargador Jasiel Ivo (TRT da 19ª Região – AL)

A presidente Herminegilda Leite Machado declarou que suceder a diretoria do colegiado é uma tarefa de peso, que envolve preservar um legado e ampliar o horizonte comum. A magistrada comentou que o mundo vive tempos de transições tecnológicas que desafiam o universo do trabalho, e que isso impõe desafios ao Judiciário. “Como garantir instrumentos de inovação que não se tornem instrumentos de exclusão? A tecnologia deve estar a serviço do ser humano, e não o contrário”, refletiu. Ela conclui observando que a Justiça do Trabalho é o contrapeso necessário para uma sociedade marcada por desigualdades profundas. Acrescentou que sua gestão será marcada pelo diálogo. “A presidência será menos de comando e mais de escuta, menos de imposição e mais de integração”, declarou.

O vice-presidente Álvaro Luiz Carvalho agradeceu a confiança de todos. Ele elogiou a atuação da diretoria anterior e observou que ela será um exemplo a ser seguido. “Não será fácil, porque estamos começando. Precisamos estar preparados e tenho certeza de que nos espelharemos muito no que vimos vocês fazerem”, afirmou. O magistrado acrescentou que a nova diretoria não trabalhará sozinha, pois sempre contará com o apoio de todos os presidentes e corregedores dos TRTs. Concluiu afirmando que a missão do Coleprecor é saber usar sua força. “Uma de nossas missões é tornar a Justiça do Trabalho mais respeitada e influente no Judiciário, para que possa deixar marcada sua posição. A Justiça do Trabalho precisa ser tratada com o respeito e a grandeza que tem no Brasil”.

O secretário-geral Jasiel Ivo afirmou que a diretoria anterior fez um trabalho impecável, conjugando firmeza, delicadeza e organização. “Espero que tenhamos a sorte de estabelecer uma sintonia assim para exercer um mandato profícuo”, pontuou. O magistrado também afirmou que o Coleprecor deve ter voz ativa em defesa da Justiça do Trabalho e não se afastar de questões polêmicas, sempre de forma democrática e respeitando o consenso entre seus integrantes. “Nosso papel é assumir postura altiva, exigindo respeito à Justiça do Trabalho. Não por nós, mas pelo que está sendo retirado do povo brasileiro, pela defesa dos direitos sociais dos trabalhadores”, concluiu.

Despedida e balanço da gestão anterior

Em seu último pronunciamento como presidente da gestão 2024-2025 do Coleprecor, a desembargadora Adenir Carruesco (TRT-MT) afirmou que o colegiado é movido por diálogo, união e compromisso. “Nossa missão exige energia, persistência e sobretudo a capacidade de se renovar”, declarou. Ela acrescentou que todas as realizações de sua gestão foram fruto do esforço coletivo. “Desejamos uma jornada de êxito à nova diretoria, que fortaleçam ainda mais esse projeto comum e sigam ampliando a relevância da Justiça do Trabalho em todo o país”, afirmou.

A desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti (TRT-RS), vice-presidente da gestão anterior, destacou a sorte, a sinergia e o trabalho que sempre marcou a atuação do colegiado ao longo do ano. “Foi um privilégio contribuir para o fortalecimento do Coleprecor e a promoção da justiça social e da cidadania, bem como aproximar a Justiça do Trabalho da sociedade e fomentar a cooperação entre os tribunais regionais do país”, declarou. A magistrada desejou uma boa gestão para os integrantes que assumem a nova diretoria. “Desejo que o Coleprecor continue inspirador e nos tornando cada vez melhores. É importante nossa participação, para alcançarmos as conquistas que tanto almejamos”, concluiu.

O desembargador Amarildo de Lima (TRT-SC), que atuou como secretário-geral do colegiado na gestão 2024-2025, classificou o período como de grande aprendizado. Ele lembrou que sua primeira participação na diretoria do Coleprecor, como vice-presidente, ocorreu durante a pandemia do coronavírus, o que impediu os encontros presenciais com os colegas. “Nesse ano tive a oportunidade de voltar como secretário, e o contato direto com os integrantes do colegiado em nossas reuniões foi enriquecedor”. O magistrado também comunicou o lançamento da revista do Coleprecor, que trazem matérias jornalísticas sobre todos os encontros e iniciativas do colegiado ao longo do último ano.

Coleprecor

O Coleprecor é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, composta pelos presidentes e corregedores do Poder Judiciário Trabalhista. Integram também o Coleprecor os ministros que exercem a Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselhos Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. O Coleprecor é um espaço para a discussão e coordenação de questões institucionais, estratégicas e de gestão, atuando como um fórum para os dirigentes da Justiça do Trabalho.