Blog categories

Comments

Vice-presidente do TST destaca papel dos Cejuscs para e expansão da conciliação na Justiça do Trabalho

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, afirmou nesta quinta-feira (27/11), durante a 9ª reunião anual do Colégio de Presidentes(as) e Corregedores(as) dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), que sua gestão será marcada pelo diálogo permanente com os Tribunais Regionais do Trabalho.

Acesse o álbum de fotos do evento. 

Ao apresentar um balanço parcial de sua atuação desde a posse, em 25 de setembro, o ministro destacou o papel estratégico dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejuscs) no fortalecimento da Justiça do Trabalho.

Caputo Bastos ressaltou que passou a acompanhar mais de perto o funcionamento dos centros quando assumiu a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, em 2022. Ele avalia que os Cejuscs têm um grande potencial para reafirmar e ampliar a importância institucional da Justiça do Trabalho. De setembro até agora, os Cejuscs movimentaram R$ 370 milhões no país. Ao longo do ano de 2025, o valor total chegou a R$ 1,2 bilhão.

O ministro defendeu a ampliação da conciliação e das mediações nas reclamações pré-processuais. Também elogiou iniciativas regionais e anunciou que pretende aproveitar as visitas aos TRTs para coletar ideias e incentivar práticas bem-sucedidas. “Quando as conciliações e mediações são exitosas, ficamos muito felizes, porque é a Justiça do Trabalho mostrando a que veio”, afirmou.