Autoridades ressaltam cooperação institucional e prioridades do colegiado.
A 8ª reunião anual do Colégio de Presidentes(as) e Corregedores(as) dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) foi aberta nesta terça-feira (21/10). Nesta edição, o evento é realizado em Cuiabá, capital mato-grossense, no plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-MT). O encontro prossegue até quarta-feira (22/10), com painéis temáticos, apresentações e deliberações sobre projetos institucionais.
Confira o álbum de fotos (em atualização).

A presidente do Coleprecor e também presidente e corregedora do TRT-MT, desembargadora Adenir Carruesco, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a importância da cooperação entre os tribunais e do fortalecimento das políticas nacionais da Justiça do Trabalho. Em uma fala que mesclou referências à cultura local e ao papel social da instituição, Adenir ressaltou que o desenvolvimento econômico deve caminhar lado a lado com a proteção aos direitos sociais.

“É papel da Justiça do Trabalho assegurar que todo esse progresso econômico reflita diretamente na vida de quem realmente constrói a riqueza dessa terra: nossos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.
A magistrada também destacou o papel dos tribunais regionais na construção coletiva das soluções para os desafios do Judiciário trabalhista.
“Que os debates e trocas de experiências que teremos aqui inspirem e fortaleçam os ideais de progresso, cooperação e solidariedade que nos movem na Justiça do Trabalho”, completou.

A vice-presidente do Coleprecor e corregedora do TRT da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, reforçou a relevância do encontro como espaço de troca de experiências e de consolidação de práticas que fortalecem a atuação nacional da Justiça do Trabalho.
“Hoje teremos um dia incrível, com discussões sobre a consolidação da era dos precedentes no Brasil, boas práticas administrativas e judiciárias e também sobre a preservação digital de documentos”, observou.
 Ela destacou que as atividades do colegiado contribuem para a uniformização de entendimentos e para o aprimoramento da gestão nos tribunais.
Ela destacou que as atividades do colegiado contribuem para a uniformização de entendimentos e para o aprimoramento da gestão nos tribunais.
“Esses encontros são fundamentais para que possamos alinhar estratégias e avançar na prestação jurisdicional, com eficiência e unidade de atuação”, afirmou.
O secretário-geral do Coleprecor e presidente do TRT da 12ª Região (TRT-SC), desembargador Amarildo Carlos de Lima, também destacou o caráter colaborativo do evento, enfatizando a importância do intercâmbio de experiências entre os regionais.
 “Esse intercâmbio é muito interessante. Os encontros do Coleprecor são momentos de alinhamento de metas, de partilha de boas práticas e de fortalecimento da nossa atuação conjunta”, afirmou.
“Esse intercâmbio é muito interessante. Os encontros do Coleprecor são momentos de alinhamento de metas, de partilha de boas práticas e de fortalecimento da nossa atuação conjunta”, afirmou.
O desembargador destacou a programação do evento, que reúne temas de gestão e inovação, e agradeceu a presença dos palestrantes e das demais autoridades.
“Temos uma programação muito rica, que certamente contribuirá para o aprimoramento institucional e para o fortalecimento da Justiça do Trabalho como um todo”, disse.
Os trabalhos do Coleprecor seguem até quarta-feira (22/10), com debates e deliberações sobre temas estratégicos da Justiça do Trabalho, incluindo precedentes judiciais, gestão documental e iniciativas de aprimoramento institucional.

Reunião secretários-gerais
De forma paralela ao Coleprecor, os secretários-gerais de Presidência estão reunidos em Cuiabá, com pauta distribuída nos dias 20 e 21, relativamente aos temas “programa de formação continuada” e “gestão do conhecimento na alta administração”, “impactos da equalização de trabalho no primeiro grau de jurisdição” e “desenvolvimento institucional de lideranças”.




